terça-feira, 22 de março de 2011

O mais antigo mapa celeste vai a leilão


(Recursos Educativos) O mapa celeste impresso mais antigo do mundo vai a leilão, em Londres. É uma xilogravura criada pelo artista renascentista alemão Albrecht Dürer e dois astrónomos, o alemão Conrad Heinfogel e o vienense Johannes Stabius, em 1515.

O mapa mostra o hemisfério norte cheio com as figuras do zodíaco, mas também representa a exacta colocação das estrelas das 48 constelações identificadas pelo sábio grego Ptolomeu, 1.300 anos antes. O hemisfério sul aparece quase vazio nas impressões, pois em 1515 ainda não tinha sido mapeado pelos astrónomos.


Os mapas celestes de Dürer foram os primeiros a serem publicados e mostram a importância de Nuremberga como um centro de impressão, bem como para o fabrico de instrumentos científicos.

O mapa celeste do hemisfério norte é decorado com uma imagem de Ptolomeu, ostentando um chapéu improvável no século II, em Alexandria, juntamente com astrónomos Grego, Islâmico e Romano Aratus, Al-Sufi e Marcus Manilius.

São conhecidos 10 exemplares dos mapas impressos em 1515, todos em colecções académicas ou museus, e apenas três foram pintados à mão com uma coloração contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário